Postagens

Mostrando postagens de julho, 2009

Dominó de frações II

Imagem

Dominó de frações I

Imagem

Daniel Santana

Imagem

Menino prodígio : Daniel Santana

Olá, grave este nome. O Daniel, menino ainda, 12 anos, é capaz de surpreender a todos os matemáticos atuais. Ele com pouca idade estava me explicando a resolução das Equações Diofantinas! O Teorema Chinês do Resto . Cursa o 7º ano , mas resolve qualquer questão de Ensino Fundamental. Médio e até a nível universitário. Acredite se quiser!!! Tive a oportunidade única de estar com esse pequeno matemático que consegue resolver questões como se estivesse brincando. Em companhia do seu pai, professor Fernando, participou de várias atividades no IMPA e para surpresa de todos resolvia todas as questões propostas no curso, inclusive uma de criptografia. É um gênio que em breve, se tiver apoio, será um grande matemático em nosso país. Parabéns Daniel, vá em frente. Sou sua fã nº 1!!!!

Programa de aperfeiçoamento para professores do Ensino Médio IMPA julho 2009

Imagem
IMPA julho 2009 O Programa de aperfeiçoamento aconteceu no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, nas férias de julho de 2009 no Rio de Janeiro. Esse programa acontece sempre nos meses de férias( janeiro e julho) . É uma semana de capacitação com os melhores profissionais da área: Elon Lage, Eduardo Wagner, Luis Henrique e Paulo César ( um dos responsáveis pela Olimpíada Brasileira de Matemática). Um grupo de professores de Cabo Frio marcou a presença no encontro, participando ativamente das atividades propostas. São eles: Elizabethe, Denizete, Roseléia, Maxlangela, Luis Felipe e Beatriz. A professora Elizabethe , Bethematica produções, fez o sorteio de CD Rom interativo de matemática Descobrindo soluções, de sua autoria e uma camisa da OBM( Olimpíada Basileira de Matemática). Acesse na página inicial o site do IMPA e conheça esse Instituto, que é fantástico!

Inclusão digital

Imagem
Aula de Matemática no CIEP 146 SPA . Vários alunos nunca haviam usado um computador. A Atividade foi de matemática, localização no plano cartesiano, com o software " Matemática interativa". O contato com o mouse foi uma experiência para muitos. O medo era visível. Com o desenrolar da atividade o medo foi passando e dando lugar a uma experiência marcante : o uso do computador. A inclusão digital é necessária . A inclusão digital deve ser parte do processo de ensino de forma a promover a educação continuada .A educação é um processo e a inclusão digital é elemento essencial deste processo. Profª Elizabethe Gomes