Você conhece o papel A3, A4, A5 ...?

Curiosidade matemática
De onde surgiu a medida A4
A4 (tamanho de papel)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura outro significado de A4, consulte A4.

Tamanhos dos Papeis A (De 8 a 1)
A4 é um tamanho de papel, definido pela norma ISO 216, utilizado em todo o mundo - exceto nos EUA, no Canadá e em alguns países sul americanos. O A4 tem 210 mm de largura (2480px) e 297mm (3508px) de altura. A área da folha A4 é de 1/16 m². É o tamanho de papel mais utilizado em casas e escritórios.
Vantagens
O tamanho A4 tem uma vantagem única sobre seus concorrentes (os tamanhos Ofício, Ofício 2 ou Fólio e Carta): ao contrário dos demais, a razão entre sua altura e sua largura é igual a exatamente a raiz quadrada de dois, o que significa que quando se unem duas folhas de A4 obtém-se outra folha com exatamente o dobro da área, mas as mesmas proporções (o chamado tamanho A3, muito popular para cartazes publicitários). Da mesma forma, cortando-se uma folha de A4 ao meio obtém-se duas folhas de tamanho A5 (popular para cadernos e blocos de anotações), que também tem as mesmas proporções relativas dos tamanhos A3 e A4. De fato, o tamanho A4 tem esse nome porque é a quarta divisão consecutiva do tamanho A0, que se caracteriza por ter exatamente um metro quadrado de área com lados na razão de um para raiz quadrada de dois.
Em termos práticos, isso significa que uma folha A4 pode ser usada em uma fotocopiadora para representar fielmente o conteúdo de uma folha A3, bastando que esta seja reduzida a 71% do tamanho original (em cada dimensão). Da mesma forma, um A4 pode conter duas folhas A5 sem distorção ou desperdício.
O tamanho do papel obedece o sistema métrico, uma Folha A0 tem 1m² portanto para obter 1m² precisamos de duas folhas A1 ou quatro A2, oito A3, dezesseis A4.

Sugestões:

1- Entrevista ( gravada em vídeo )
Pedir aos alunos para entrevistarem as pessoas da família, rua, papelarias, profissionais diversos perguntando sobre o "nome" dos papéis( A4, A3, Oficio...), o conhecimento do porquê desses nomes, a utilidade...

2- Levar modelos dos papéis citados no texto, pra sala de aula, e fazer investigações para chegar nos conceitos.

3- Fazer painéis com desenhos, colagens, charges, mostrando ao público escolar os diversos tipos de papéis .

4- Pesquisar a utilidade de cada tipo de papel.

Prezado Professor
Envie outras sugestões com base nessa matéria .

Um abraço
Bethemática

Comentários

Priscila Conte disse…
Muito legal Elizabethe! Eu mesma vou entrar aqui mais vezes. Achei interessante os exercícios de completar (ainda não consegui resolver, mas tudo bem rs). Está divulgado no site da Profissão Mestre e faço questão de colocá-lo como favorito no meu blog (se puder visitar: www.priscilaconte.blogspot.com)
Um abraço e continue com muito sucesso seu blog.
Elizabethe Gomes disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
pedaco de mim disse…
Oi Bethe! Seu Blog está D+
Beijos Edila
Mariana Fontalvo disse…
A informação me foi muito útil, parabéns pelo Blog!

Adorei!

Mariana Fontalvo
Veterinária
Curitiba Pr
Mariana Fontalvo disse…
A informação me foi muito útil, parabéns pelo Blog!

Adorei!

Mariana Fontalvo
Veterinária
Curitiba Pr

Postagens mais visitadas deste blog

Como jogar a Adedanha MAtemática