Geoplano Circular
Geoplano: Um recurso simples e encantador
A nova exigência da sociedade tem contribuído para que o estudo da Matemática tome novos rumos em direção a uma aprendizagem significativa prazerosa, tornando os alunos mais autônomos, capazes de refletir e chegar as suas próprias conclusões. Contudo, percebemos uma prática que ainda prioriza a passividade do aluno.
O Geoplano Circular é um recurso muito útil para desenvolver a argumentação , a investigação e a demonstração em Matemática.
Convém ressaltar que a aprendizagem não decorre unicamente do uso do material concreto, mas sim das relações que são estabelecidas entre o significativo das atividades e o conceito que se desenvolve a partir dos objetivos propostos. Existe uma variedade de conteúdos matemáticos que podem ser trabalhados com o auxilio desse recurso, dentre eles temos polígonos, frações, Teorema de Pitágoras, trigonometria, ângulos e simetria.
Convém ressaltar que a aprendizagem não decorre unicamente do uso do material concreto, mas sim das relações que são estabelecidas entre o significativo das atividades e o conceito que se desenvolve a partir dos objetivos propostos. Existe uma variedade de conteúdos matemáticos que podem ser trabalhados com o auxilio desse recurso, dentre eles temos polígonos, frações, Teorema de Pitágoras, trigonometria, ângulos e simetria.
Objetivo da atividade
Ampliar formas de raciocínio e processos mentais de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
Ampliar formas de raciocínio e processos mentais de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
CIEP 146 SPA
Imagens autorizadas
LINOQUINST, Mary e Shulte, Albert P. – Aprendendo e Ensinado Geometria.
São Paulo – Editora Abril 1994.
KNUNIK, Gelsa, Bassa, Marcus Vinicius, Kilsema, Rcuita. – Aprendendo e Ensina Ensinando Matemática com o Geoplano.
Rio Grande do Sul – Unijui Editora 1996
CHACÓN, Inês Maria Gómez – Matemática Emocional.
Porto Alegre – Editora Artmed 2003
LINOQUINST, Mary e Shulte, Albert P. – Aprendendo e Ensinado Geometria.
São Paulo – Editora Abril 1994.
KNUNIK, Gelsa, Bassa, Marcus Vinicius, Kilsema, Rcuita. – Aprendendo e Ensina Ensinando Matemática com o Geoplano.
Rio Grande do Sul – Unijui Editora 1996
CHACÓN, Inês Maria Gómez – Matemática Emocional.
Porto Alegre – Editora Artmed 2003
Comentários
Já há algum tempo venho querendo lhe parabenizar pela iniciativa do site, mas só agora "arranjei" (= roubei) um tempinho dentro da correria...
São iniciativas assim que auxiliam a aquecer a imaginação de todos nós que estamos tentando mudar o fazer matemático em nossas salas de aula. Continue a produzir e socializar com a comunidade.
PARABÉNS!!!!
Beijos,
Lucia.
Minha amiga Lucia Maria Aversa Villela por email