O papel do registro na formação do educador


O papel do registro na formação do educador

Madalena Freire



"o que diferencia o homem do animal
é o exercício do registro
da memória humana"
Vygotsky



O educador no seu ensinar, está em permanente fazer, propondo atividades, encaminhando propostas aos seus alunos.
Por isto mesmo sua ação tem que ser pensada, refletida para que não caia no praticismo nem no "bomberismo pedagógico".
Esta ação pensante, onde prática, teoria e consciência são gestadas é de fundamental importância em seu processo de formação.
Contudo, não é todo educador que tem apropriado seus desejos, seu fazer, seu pensamento na construção consciente de sua prática e teoria.
Como despertá-lo deste sonho alienado, reprodutor mecânico de modismos pedagógicos?
Como formá-los para que sejam atores e autores conscientes de seu destino pedagógico e político? Como exigir que já estejam prontos para determinada prática pedagógica se nunca, ou muito pouco, exercitaram o seu pensar reflexivo e a socialização de suas idéias?
O registro da reflexão sobre a prática constitui-se como instrumento indispensável à construção desse sujeito criador, desejante e autor de seu próprio sonho.
O registro permite romper a anestesia diante de um cotidiano cego, passivo ou compulsivo, porque obriga pensar.
Permite ganhar o distanciamento necessário ao ato de refletir sobre o próprio fazer sinalizando para o estudo e busca de fundamentação teórica.
Permite também a retomada e revisão de encaminhamentos feitos, porque possibilita a avaliação sobre a prática, constituindo-se fonte de investigação e replanejamento para a adequação de ações futuras.
O registro permite a sistematização de um estudo feito ou de uma situação de aprendizagem vivida. O registro é História, memória individual e coletiva eternizadas na palavra grafada. É o meio capaz de tornar o educador consciente de sua prática de ensino, tanto quanto do compromisso político que a reveste.
PESQUISE UM POUCO MAIS SOBRE PORTFÓLIO. BOM ESTUDO!!!!
Acesse e saiba um pouco mais .
http://www.espacopedagogico.com.br/edicoes/8/artigo2242-1.asp?o=r

Comentários

walkimar disse…
gostaria que neste mesmo espaço fossem fornecidos mais subsidios para o assunto. O registro em si ficou vago, parece necessário material mais amplo sobre o assunto.
Como se faria esse registro?Desculpe-me se estou desatualizado, mas gostaria de fazer uma leitura melhor do assunto neste blog.
obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Como jogar a Adedanha MAtemática