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Mostrando postagens de fevereiro, 2009

Desafio das amebas. Pense rápido!!

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Olá , tente resolver esse desafio. A resposta será na próxima semana. Num jarro estão 7 amebas.Elas se multiplicam tão rapidamente que dobram seu volume a cada minuto.Se,para encher o jarro,elas levam 40 minutos,quanto tempo levarão para encher metade do jarro?

Os Princípios norteadores do ensino de Matemática de 1ª a 4ª séries

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Os Princípios norteadores do ensino de Matemática de 1ª a 4ª séries ( 2° ao 5° ano ) Os estudos e pesquisas das últimas décadas em Educação Matemática (área do conhecimento que estuda a aprendizagem e o ensino da Matemática) e as práticas educativas bem-sucedidas em sala de aula sugerem que devemos ter em mente os seguintes princípios ao ensinar Matemática nas séries iniciais: *A Matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para a formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturas e políticas. Para exercer plenamente e cidadania é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, argumentar logicamente, conhecer figuras geométricas e organizar, analisar e interpretar criticamente as informações. A Matemática vista como uma maneira de pensar, como um processo em permanente evolução (não sendo algo pronto e acabado que apenas

Bethemática: Formação Continuada - GESTAR II

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Bethemática: Formação Continuada - GESTAR II http://portal.mec.gov.br/arquivos/ideb/gestar.html

Avaliação para a sala de aula em Matemática: Como adequá-la às necessidades do séc. XXI?

Avaliação para a sala de aula em Matemática: Como adequá-la às necessidades do séc. XXI? O saber matemático deve ser explorado através de resolução de problemas e de situações desafiadoras, de forma que motivem o aluno a enfrentar desafios, despertem a sua curiosidade e provoquem conflitos cognitivos que possam ser solucionados com a construção e aquisição de conhecimentos matemáticos (Santos, 1993). Como o professor pode criar em sala de aula um ambiente em que isto ocorra e estimule o aluno a querer aprender e a fazer matemática? Ou seja, como estabelecer um ambiente escolar que propicie a criação de uma comunidade de matemáticos? Será que as mensagens que nós, educadores, passamos aos nossos alunos através de nossa prática pedagógica e de nossas avaliações têm contribuído para a construção do saber matemático deles? Mudanças rápidas estão ocorrendo nas concepções de avaliação que focalizam o conhecimento matemático dos alunos. Um conceito estreito de avaliação, através do uso dos te

Novidades sobre o Curso no IMPA

O IMPA ( Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) oferece nos meses de janeiro e julho, o Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio. A inscrição deve ser realizada pelo site abaixo: www.impa.br/opencms/pt/programas/programa_ensino_medio Acesse o site e veja como funciona o Programa. Eu participei neste ano e fiquei maravilhada .Para quem ama Matemática não haverá "programa" melhor .

Você conhece o papel A3, A4, A5 ...?

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Curiosidade matemática De onde surgiu a medida A4 A4 (tamanho de papel) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Nota: Se procura outro significado de A4, consulte A4. Tamanhos dos Papeis A (De 8 a 1) A4 é um tamanho de papel, definido pela norma ISO 216, utilizado em todo o mundo - exceto nos EUA, no Canadá e em alguns países sul americanos. O A4 tem 210 mm de largura (2480px) e 297mm (3508px) de altura. A área da folha A4 é de 1/16 m². É o tamanho de papel mais utilizado em casas e escritórios. Vantagens O tamanho A4 tem uma vantagem única sobre seus concorrentes (os tamanhos Ofício, Ofício 2 ou Fólio e Carta): ao contrário dos demais, a razão entre sua altura e sua largura é igual a exatamente a raiz quadrada de dois, o que significa que quando se unem duas folhas de A4 obtém-se outra folha com exatamente o dobro da área, mas as mesmas proporções (o chamado tamanho A3, muito popular para cartazes publicitários). Da mesma forma, cortando-se uma folha de