Querido(a) professor(a)
Um dos assuntos mais "complicados" de ensinarmos aos nossos alunos chama-se Números racionais. As famosas frações e os famosos números decimais... Alguns autores defendem o ensino separado, ou seja, primeiro se trabalha tudo sobre frações, depois os números decimais, depois as porcentagens e assim por diante. Na verdade todos estão relacionados. Vejamos:
Um dos assuntos mais "complicados" de ensinarmos aos nossos alunos chama-se Números racionais. As famosas frações e os famosos números decimais... Alguns autores defendem o ensino separado, ou seja, primeiro se trabalha tudo sobre frações, depois os números decimais, depois as porcentagens e assim por diante. Na verdade todos estão relacionados. Vejamos:
0,5 = 5/10 = 1/2 = 50/100 = 50% = 0,50
Eu trabalho de forma integrada, de modo que o aluno possa perceber a relação existente entre essas formas de representar um mesmo valor. Esse jogo serve para fixar esses conceitos . No início parece que confunde, mas ao final o aluno começa a perceber que não é nenhum bicho de 7 cabeças.
Caso faça uso do jogo, envie um comentário do resultado.
Um abraço
Bethemática
Obs.: As postagens do dia 19 fazem parte da minha apostila ( cerca de 60 páginas)com atividades para o ensino da matemática, que em breve estará disponível por apenas . Faça já o seu pedido.
Comentários
No dia 01/07/2012, foi o lançamento oficial do espaço http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/.
Peço que visitem este link, que leiam e caso gostem, participem!
Elizabethe, conto com sua participação especial neste novo projeto! Parabéns pelos textos.
Abraços e fique na paz.