Projeto Interdisciplinar




Projeto : Reciclando atitudes

Atividade interdisciplinar

Baseado na publicação “ Embalagem e o meio ambiente “ – Tetra Pak-1998 , propomos um Projeto interdisciplinar, desenvolvendo em toda sociedade escolar uma consciência ecológica e social .

Vemos todos os dias e a toda hora o estímulo para consumir . Nem sempre o que nos é possível, é necessário. Os Estados Unidos, onde a sociedade consumista mais se desenvolveu ( com uma população equivalente a 6% da população mundial), consomem 25 % do petróleo mundial produzido anualmente. Isso quer dizer que se 24% da população do Planeta tivessem o padrão do consumo norte-americano, toda a produção de petróleo anualmente produzida estaria comprometida e 76% da população mundial estariam privados de usar esse recurso, que , como sabemos, não é renovável. Assim, ter consciência ecológica é também ter consciência social, logo, devemos começar reciclando atitudes.



O lixo é um dos maiores problemas ambientais da atualidade . Para a preservação do meio ambiente o tratamento do lixo deve ser considerado como uma questão de toda sociedade e não um problema individual. O artigo 225 da Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1998, estabelece que: “ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para presentes e futuras gerações .” O grande desafio da atualidade é promover o desenvolvimento sustentável. Por esse desenvolvimento sustentável podemos entender o desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades presentes, mas sem comprometer as necessidades futuras .


Lixão, diga não





Grande parte das cidades brasileiras lançam seu lixo diretamente sobre o solo sem tratamento, nos chamados lixões . Refletindo :
· Quais as conseqüências desse lixão ?
· Qual o encaminhamento do lixo produzido na sua casa ?
· Pesquise nas cidades de nossa região o encaminhamento dado ao lixo
· Pesquise a quantidade de lixo produzida diariamente em sua cidade e faça uma estimativa por pessoa

Coleta seletiva e reciclagem

Matéria-prima -METAIS – são extraídos na forma de minérios
Reciclável- Lata de aço(lata de óleo, salsicha,...),lata de alumínio (refrigerante) outras sucatas de construção civil
Não-reciclável-Clips e grampos,esponjas de aço,canos, pilhas

Matéria-prima-VIDROS- fabricados à partir da areia, de onde é retirada a sílica (adiciona barrilha e calcário)
Reciclável - recipientes em geral, garrafas , copos
Não-reciclável-Espelhos,vidros planos, lâmpadas, tubos de TV, cerâmica, porcelana

Matéria-prima-PLÁSTICOS: são produzidos a partir do petróleo
Reciclável-Embalagens de refrigerantes , margarina e material de limpeza, copo de café e água, canos e tubos, sacos plásticos em geral
Não-reciclável -Cabo de panela, tomadas

Matéria-prima-PAPEL : é feito a partir de fibras de celulose
Reciclável- Caixinhas de Longa Vida, jornais e revistas, folhas de caderno, papéis em geral
Não-reciclável- Papel carbono, etiqueta adesiva,fita crepe, guardanapos,fotos,tocos de cigarro, papéis sujos, papéis sanitários, papéis metalizados


Matematicando

Gastando menos ...

METAL- Com a reciclagem do aço economiza-se ¾ da energia usada para fabricar o aço a partir do minério de ferro. A reciclagem do alumínio é ainda mais vantajosa, pois gasta-se muita energia para produzir alumínio a partir da bauxita.
Compare :
Cada tonelada de alumínio reciclado economiza a extração de 5 toneladas de bauxita

VIDRO – A reciclagem permite, também, economizar energia, pois para a fabricação do vidro a partir de cacos é necessário que o forno da vidraria atinja a temperatura média de 1300°C, enquanto que utilizando-se apenas matérias-primas virgens a temperatura deve chegar a 1500°C

PLÁSTICO- Menos poluição. As embalagens plásticas podem ser enviadas para a reciclagem térmica, que consiste na incineração do material com recuperação de energia. Em paises frios usa-se calor produzido pelo incinerador para gerar eletricidade ou aquecer as casas. A queima do plástico , quando realizada em incineradores adequados, produz menos fumaça e poluição atmosférica que a queima do carvão e óleo combustível .

PAPEL – Menos água . A reciclagem do papel não exige processos químicos para obtenção da pasta de celulose, diminuindo com isso a poluição do ar e rios. Reduz a necessidade do corte de árvores, há uma grande economia de água e gasta-se metade da energia usada para fabricar o papel a partir da madeira


Pesquisa :

a) Escolha 10 palavras desconhecidas no texto e procure o significado de cada uma delas.
b) Matematicamente, quais as vantagens de reciclar :
· o alumínio ?
· o vidro?
· O plástico ?
· O papel ?

Meio Ambiente e embalagens cartonadas

Em 1950 o Dr Ruben Rausing, fundador da Tetre Pak, afirmou : “ Uma embalagem deve gerar mais economia do que ela custa “. Isto significa produzir embalagens que protejam os alimentos, mas que não destruam os recursos naturais e não gastem muita energia na sua fabricação, estocagem e transporte. Assim surgiram aas embalagens cartonadas ou caixinhas Longa Vida que reúnem, em uma única embalagem vários materiais: o papel, ao alumínio e o plástico.

· Quais as vantagens desse tipo de embalagem ?

O material para a formação das caixinhas é transportado para a indústria de alimentos na forma de bobinas, ocupando pouco espaço nos caminhões.

Curiosidade : Você sabia que o material transportado em um único caminhão é suficiente para embalar 500.000 litros do leite Longa
Vida ?


Para a reciclagem, as caixinhas de leite Longa Vida devem ser lavadas, amassadas e entregues nos coletores de papel. Analise os principais processos de reciclagem das embalagens cartonadas

incineração
O calor produzido gera energia ( Europa e Japão)

prensagem
Produz chapas semelhantes à madeira compensada
(úteis na construção civil, produção de moveis e divisórias )

Reciclagem
Reaproveitadas para a produção de papel toalha,papel jornal,papelão ondulado, embalagens, solados de sapatos


Educação Ambiental e Cidadania

É necessário que toda a sociedade colabore e participe da construção de uma mudança de mentalidade e conseqüentemente de hábitos em relação à problemática do lixo.. A grande importância da Educação Ambiental é contribuir para a formação de cidadãos: conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente e aptos para tomar decisões sobre questões ambientais necessários para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O município é responsável pela coleta, transporte, tratamento e disposição do lixo, ao Estado cabe a fiscalização Ambiental e a União define as normas gerais .

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ( PNUMA ) uma sociedade sustentável deve estar em harmonia com os seguintes princípios:

· Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos
· Melhorar a qualidade da vida humana
· Conservar a vitalidade e a diversidade do Planeta Terra
· Minimizar o esgotamento de recursos não-renováveis
· Permanecer nos limites da capacidade de suporte do Planeta Terra
· Modificar atitudes e práticas pessoais
· Permitir que as comunidades cuidem do seu próprio ambiente
· Gerar uma estrutura nacional para a integração de desenvolvimento e conservação

Com projetos interdisciplinares, mostramos a importância da matemática na sociedade.

Bom trabalho !

Bethematica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como jogar a Adedanha MAtemática