AS UNIDADES DE MEDIDAS USADAS EM INFORMÁTICA
O que significam "quilobyte", "megabyte", "gigabyte"?

Sim ou não. Ligado ou desligado. Fechado ou aberto. Existem comandos mais simples que esses? É o tipo de informação que um computador (que é composto por circuitos elétricos) é capaz de identificar.
Um código desse tipo, que apresenta apenas dois estados, é chamado de código binário. Em Matemática, ele corresponde ao sistema de base 2, pelo qual podemos representar quaisquer números usando apenas os algarismos 0 e 1, e inclusive, fazer operações com eles.

Veja alguns exemplos de números representados na base 2:

3 = 11
10 = 1010
17 = 10001
35 = 100011

A menor unidade de medida em informática é justamente essa informação única que representa 0 ou 1, e é chamada de bit.
Um conjunto com 8 bits é chamado de byte. Se pensarmos em um conjunto de 8 lâmpadas, por exemplo, teremos uma ideia do que representa um byte. Combinando os dois estados possíveis dessas 8 lâmpadas podemos exibir 256 combinações de lâmpadas acesas e apagadas. Veja na imagem alguns exemplos:



Os computadores foram programados para compreender cada um desses 256 estados como um símbolo diferente. Entre eles, 62 representam letras ou algarismos. Os demais representam símbolos gráficos, como a vírgula e o sinal de interrogação, caracteres acentuados, como “é”, e mesmo traços que permitem desenhar molduras.

A capacidade de armazenamento de um computador indica quantos bytes ele é capaz de registrar. Assim, temos os múltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte, etc. Costumamos encontrar essas unidades com frequência, identificando a capacidade do HD, de um CD ou indicando o tamanho de um arquivo armazenado no computador.
O que há de especial em relação a elas é que os prefixos “quilo”, “mega” e “giga” não representam múltiplos de 10, como no sistema decimal, mas valores aproximados a esses indicados no sistema binário.
Por exemplo, 1 quilobyte, no sistema de numeração decimal deveria representar 1000 bytes, mas, para facilitar os cálculos feitos pelos computadores, representa 210, ou seja, 1024 bytes. Um megabyte representa 1024 x 1024 bytes, ou seja 1.048.576 bytes. É um valor próximo a um milhão de bytes, que é o que o prefixo “mega” indicaria no sistema decimal, mas não é exatamente o mesmo valor.
Para referência, então, temos aqui algumas unidades no sistema binário usado na informática:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como jogar a Adedanha MAtemática