Postagens

Mostrando postagens de abril, 2009

Questões da Prova Brasil

Imagem
Olá O link da Prova Brasil é http://portal.mec.gov.br Procurar o link professores e diretores Obrigada pelo contato Me envie seu email!

Gestar II Cabo Frio

http://gestar2cabofrio.blogspot.com/ Esse é o endereço do blog do GESTAR II Cabo Frio . Sou coordenadora desse curso ,que é realizado uma vez por semana no Município de Cabo Frio em parceria com o MEC. O curso abrange as áreas de Matemática e Língua Portuguesa. No meu blog tem o link do MEC. Um abraço e bom curso!
Reportagem muito interessante ! Comprove ! Quem vai ensinar - e o quê - aos alunos do século XXI? Veja a reportagem completa na Revista Veja -Caio Barretto Briso, Kleyson Barbosa, Luís Guilherme Barrucho e Sofia Krause 16.4.2009 16h55 Uma sala de aula com carteiras enfileiradas diante de um quadro negro. Os alunos, calados, prestam atenção no professor. Memorize esta cena: ela está com os dias contados. A entrada das novas tecnologias digitais na sala de aula criou um paradigma na educação: como tais ferramentas, que os alunos, não raro, já dominam, podem ser aproveitadas por professores que, frequentemente, mal as conhecem? As escolas têm, pela frente, um desafio e uma oportunidade. O desafio: formular um projeto pedagógico que contemple as inovações tecnológicas e promova a interatividade dos alunos. A oportunidade: deixar para trás um modelo de ensino que se tornou obsoleto no século XXI. O novo aluno é o responsável por esta mudança. Por ter nascido em um mundo transformado

Poesia e Matemática

Os Números Reais São números vezes números Números mais números Números menos números Números divididos por números São contas, expressões Somas, subtrações Divisões , multiplicações Números que resultam em outros números Existem números que não acabam mais Por exemplo : os irracionais Existem números que são pequenos Por exemplo: alguns decimais Mas enfim, são números e números Números que não acabam mais Como sempre quase todos vão ser Os números Reais I.S.R Cabo Frio Aluno : Álvaro Sebastian 7ª série 22/05/07

Poesia feita por alunos

Reciclar a alma Uma vez escrevemos Outra vez... Morremos... No papel registramos vidas e mortes Assassinatos e milagres!!! Quanta gente já comeu papel por fome? Muita! No papel escrevo coisas intensas Coisas que ficarão guardadas por anos eternos... Será? Ter ou morrer? Eis a questão!!! Ter papel, escrever ao mundo tudo como fazer um mundo melhor, como ajudar? Morrer por poluição... Triste, não? Será mais triste ainda se morrermos por nós mesmos e não pelos outros!!! Projeto Interdisciplinar : Reciclando atitudes Lara, Lisa, Lucas 8º ano Instituto Francisco Lobo / 2005 Bethematica

YouTube - tetra pak

Vídeos sobre reciclagem Tube - tetra pak

Projeto Interdisciplinar

Imagem
Projeto : Reciclando atitudes Atividade interdisciplinar Baseado na publicação “ Embalagem e o meio ambiente “ – Tetra Pak-1998 , propomos um Projeto interdisciplinar, desenvolvendo em toda sociedade escolar uma consciência ecológica e social . Vemos todos os dias e a toda hora o estímulo para consumir . Nem sempre o que nos é possível, é necessário. Os Estados Unidos, onde a sociedade consumista mais se desenvolveu ( com uma população equivalente a 6% da população mundial), consomem 25 % do petróleo mundial produzido anualmente. Isso quer dizer que se 24% da população do Planeta tivessem o padrão do consumo norte-americano, toda a produção de petróleo anualmente produzida estaria comprometida e 76% da população mundial estariam privados de usar esse recurso, que , como sabemos, não é renovável. Assim, ter consciência ecológica é também ter consciência social, logo, devemos começar reciclando atitudes. O lixo é um dos maiores problemas ambientais da atualidade . Para a preservação do m

Matemática na Natureza !!

Imagem

Geoplano Circular

Imagem
Geoplano: Um recurso simples e encantador A nova exigência da sociedade tem contribuído para que o estudo da Matemática tome novos rumos em direção a uma aprendizagem significativa prazerosa, tornando os alunos mais autônomos, capazes de refletir e chegar as suas próprias conclusões. Contudo, percebemos uma prática que ainda prioriza a passividade do aluno. O Geoplano Circular é um recurso muito útil para desenvolver a argumentação , a investigação e a demonstração em Matemática. Convém ressaltar que a aprendizagem não decorre unicamente do uso do material concreto, mas sim das relações que são estabelecidas entre o significativo das atividades e o conceito que se desenvolve a partir dos objetivos propostos. Existe uma variedade de conteúdos matemáticos que podem ser trabalhados com o auxilio desse recurso, dentre eles temos polígonos, frações, Teorema de Pitágoras, trigonometria, ângulos e simetria. Objetivo da atividade Ampliar formas de raciocínio e processos mentais de indução, de

Construindo conceitos de Geometria

Imagem
Atividade diagnóstica Objetivo: investigar o conhecimento de conceitos sobre figuras geométricas planas bem como suas propriedades, para uma posterior intervenção. Atividade aplicada no Ensino Médio - Noturno Um abraço Em breve continuaremos com essa proposta. CIEP 146 SPA Bethematica Imagens autorizadas

O jogo no processo ensino-aprendizagem

Imagem
O lúdico na Aprendizagem O índice de evasão escolar é explicado por Castro ( 1992) como uma falta de capacidade da escola de constituir um universo escolar socializado, participativo e interativo, pelo contrário o modelo escolar é seletivo e fragmentário nas atividades educativas. Buscando mudar esse modelo escolar , procuro usar o lúdico como ponte no processo ensino-aprendizagem da Matemática. O jogo facilita no processo de socialização,comunicação, expressão e construção do pensamento. Em qualquer idade o jogo faz o maior sucesso. Não tenha receio . Brinque com seus alunos!!!! Aula realizada no CIEP 146 São Pedro da Aldeia RJ 1º ano Ensino Médio Um abraço Bethemática